.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Chartreuse

 

                Este esplêndido elixir vegetal, foi criado no mosteiro de Chartreuse, perto de Grenoble, pelos frades Cartuchos, em 1605. As crónicas e alguns manuscritos da época falam deste licor, como elixir de longa vida. O elixir de Chartreuse foi criado com fins medicinais, sobretudo para doenças estomacais e falta de apetite e também como sedante para o sistema nervoso. Hoje é apreciado com digestivo e deve-se a descoberta deste elixir ás experiências em alquimia pelo processo liquido, que os monges praticavam em prol da ciência. A actual destilaria de Chartreuse fica situada na aldeia de Voiron, onde os frades trabalham. Os frades responsáveis pela destilação são os frades, Marie Bernad, frade Tarcissius e o frade Jean Baptista.

                O segredo da composição deste licor é zelosamente guardado pelos Reverendo Frade e o Frade Procurador, que fazem a mistura das diferentes 130 espécies de ervas colhidas nos Alpes e no Vale de Loire, necessárias para o fabrico deste esplêndido licor.

                Em seguida as ervas são postas a macerar em aguardente da região, mais são destiladas onde seguem para o armazenamento em grandes cascos de carvalho, ficando a envelhecer durante 3 anos, para os seus aromas e perfume (Bouquet) sendo engarrafado ao fim desse tempo.

                Os métodos de acabamento do produto final são muito complexos.

                A produção do Chartreuse requer 5 infusões e 4 destilações para o aproveitamento máximo de todas as qualidades das 130 ervas que são utilizadas na destilação deste elixir, a qual é feita pelo processo do «Pot-Still».

                Este licor existia unicamente incolor, até que em 1764, os frades descobriram a forma de o produzir em cor verde e mais tarde em 1840 foi pela primeira vez fabricado em cor amarelo, sendo nestas duas cores que hoje se encontra no mercado mundial.

                O delicioso licor de Chartreuse é exportado para mais de 100 países de todo o mundo; pela grande procura do produto os monges construíram em 1860, uma nova destilaria em Fourvoirie, mais tarde em 1935, esta destilaria seria destruída e parte soterrada por um grande abalo de terra, sendo depois construída uma destilaria maior em Voiron, onde ainda se encontra hoje.

                Deste desastre foram retirados os grandes tonéis de carvalho da Rússia com capacidade para 50.000 litros; a nova cave de envelhecimento deste licor tem 164 de comprimento e é talvez a maior do mundo.

                Em 1963 o governo Francês expulsou de França a Ordem dos Cartuchos e eles foram instalar-se em Tarragona, no Mosteiro de «Scala Dei», que foi berço dos frades Cartuchos na Península Ibérica, este convento foi fundado por D.Afonso II«El Casto» em 1162.

                Alguns monges foram produzir o seu delicioso licor para um armazém que era propriedade de um famoso negociante de aguardente e nome D.Joaquin Muller, que o ofereceu para os frades se instalarem e começarem a fabricar de novo o seu elixir de Chartreuse, por o governo Francês ter confiscado tudo o que era propriedade da Ordem da Cartuxa incluindo o nome do licor. Por isso o primeiro produto a ser fabricado em Tarragona tinha o nome de «Une Terragone»; nesta altura foi criada uma sociedade que se denominou Sociedade Espanhola de Chartreuse S.A. e que conjuntamente com as duas sociedades francesas criadas em 1935, denominadas «Champagne Françoise de L. Grand Chartreuse S.A.» que se encarrega da produção e a «Chartreuse Diffusio S.A.» que comercializa o licor de Chartreuse. Estas duas sociedades são dirigidas por dois administradores que são: Michael Novel e Paul Goiffon. São estes dois homens em conjunto com a sociedade espanhola que fazem a difusão em todo o mundo deste elixir que se apresenta nos mercados em três cores:

                V.E.P. -envelhecimento mínimo de 12 anos e de cor branca com 68°

                Amarelo de 43°

                Verde de 55°

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode