.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Brasil

                                Vinhos de Rio Grande do Sul

       O Rio Grande do Sul é um estado em condições climáticas  favoráveis para a vinicultura de qualidade, estando a sua parte centro sul inserida na faixa teóricamente perfeita para esse fim, genericamente definida entre os paralelos 30º e 50º.

       Entretanto, o regime de chuvas reinante no estado é geralmente mais volumoso que o desejado, levando por vezes os vinhedos a um excesso de humidade no final da maturação das uvas.

       O aquecimento global tem também contribuído positivamente nesse aspecto, pois as safras a partir de 2001 têm mostrado menor concentração de chuvas ao final do verão e temperaturas mais altas, o que é ruim para a agricultura e óptimo para o vinho.

       A região produtora mais tradiconal do estado é a Serra Gaúcha, lar dos imigrantes italianos e principal polo produtor de vinhos finos do país.

       A fria região da Campanha, na fronteira com o Uruguai, recebeu projetos multinacionais em 1980, passou por um declínio e hoje retomou sua produção.

       As regiões de exploração recente, Serra do Sudeste e Campos de Cima, mostram resultados mais promissores e certamente surpreenderão cada vez mais com vinhos de alta qualidade.

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode