.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Gouvyas Reserva branco 2007

 

É cada vez mais consensual entre os enófilos e críticos nacionais que os vinhos brancos portugueses começam hoje a dar cartas, deixando de se apresentar como os parentes pobres para se afirmar de vez como alguns dos vinhos de maior alma e coração, carácter e convicção, com muito para dar. Na verdade podemos mesmo dizer que os brancos portugueses anunciam-se como a grande surpresa dos últimos dois anos, revolucionando e renovando a imagem do vinho português, libertando-a de algum dos estigmas do passado.          Tal como nos vinhos tintos, também nos brancos o Douro vê-se a encabeçar esta revolução, assumindo um protagonismo que há poucos anos poucos lhe vaticinavam. Afinal no Douro também existem vinhas brancas velhas, existem castas bem interessantes e, acima de tudo, existem cotas mais altas que permitem encontrar uma frescura e mineralidade que poucos suspeitavam ser possível no inferno dos meses quentes do Douro.

Que há cada vez mais vinhos brancos interessantes na região é hoje uma evidência. O que nem sempre é verdade é existirem vinhos que envelhecem bem, desenhados com esse propósito, vinhos brancos feitos para poderem ser guardados durante um bom par de anos. Talvez por isso este Gouvyas Reserva branco 2007 seja uma raridade e ao mesmo tempo uma descoberta preciosa, demonstrando que os vinhos brancos do Douro aguentam não só viver durante longos anos como ganhar qualidades com o vagaroso passar do tempo. Esta edição da fresquíssima colheita de 2007, num branco lançado com cinco anos de idade, revela um toque estilístico que o coloca próximo dos brancos do sul do Rhône, mas com uma mineralidade e frescura que simultaneamente o separa desse modelo. Elegante e subtil na madeira, carregado de pêssego e pêra, fino mas poderoso, termina suave e aveludado, temperado por uma acidez viva que refresca o final de boca. Um branco muito interessante que não deverá perder sob qualquer pretexto.

 

Características

Região:

Douro

Castas:

Viosinho, Códega do Larinho, Rabigato

Estágio:

32 meses em barricas de carvalho francês

Teor Alcoólico:

14%

Enólogo:

Fátima Ribas

País:

Portugal

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode