.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Cacau

 

                            História do Cacau

            O cacau é um fruto cuja aparição se perde na bruma do tempo. No dizer de alguns autores é originária das florestas na bacia dos rios Orinoco e Amazonas, na Venezuela e Brasil, respectivamente.

            Foram os espanhóis que o trouxeram para a Europa transportando-o do México o seu conquistador, Fernão Cortês.

            Os Azetecas davam grande valor ao cacau e dela tiravam grande parte da sua alimentação. Ao fruto chamavam “Cacahuatt”. Já nesse tempo eles preparavam uma infusão semelhante á do chocolate. A introdução e divulgação do cacau em Espanha, teve o seu inicio no século XVI, donde passou para França e depois para toda a Europa.

            Durante muito tempo os espanhóis tiveram o monopólio do cacau. Este produto chegou a circular como moeda pois com ele se comprava caça, escravos, utensílios, tecidos, etc.

            O seu aspecto não tentava ninguém, nem mesmo os corsários, porque quando o encontravam nos porões das naus chamavam-lhe com desdém”excremento de carneiro”.

            No século XIX, um agricultor português levou para S. Tomé e Príncipe em 1822, mudas de cacaueiro que trouxe do Brasil e plantou como ornamentação, daí foi levado para Fernando Pó onde começou a ser plantado a escala comercial. Havendo necessidade de mão obra, para o trabalho da produção do cacau, “importavam” trabalhadores de Angola e Moçambique e até de Cabo Verde. Dali levaram sementes donde se reproduziu e divulgou o cacau em África, até hoje o grande produtor.

            Assim graças aos Portugueses, o cacau teve a sua introdução em África, contribuindo para a divulgação deste delicioso produto a que Lineu chamou o “Manjar dos Deuses”.

                            Fabrico do Cacau

            Este fruto depois de colhido é cortado transversalmente. Da sua cobertura exterior saem as sementes que são preparadas, humedecidas e postas em tanques especiais, onde têm a sua fermentação. Esta processa-se durante 15 dias. A seguir levam uma limpeza e são postas a secar, ao sol, em secadores especiais, removidas por homens com rodos. Mais tarde são levadas para as fábricas onde largam as cascas.

            A seguir, as sementes são quebradas e moídas e por conterem grande quantidade de óleo ficam com um aspecto de massa pastosa (Massa de Cacau). O é retirado sob pressão e transforma-se em manteiga de cacau. Seguidamente as sementes são secas e feitas em pó.

            Para o chocolate em barra junta-se á massa do cacau uma quantidade de manteiga de cacau e açúcar refinado. É enriquecido o chocolate com leite, em diferentes quantidades, que determinam os diversos tipos de chocolate.

            Esta planta com o nome científico de (Theobroma) que significa “Alimento dos Deuses” tem um grande poder nutritivo e energético.

            Cem gramas de cacau têm cerca de seiscentas calorias, contem proteínas, gorduras, alcalóides, (Teobromina) que é um estimulante para o coração, cérebro e rins.

            Os países produtores de cacau são, o Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Equador, Gana, Guiné, México, Nigéria, Republica Dominicana, Venezuela, Guiné Equatorial, e São Tomé e Príncipe.

            O cacaueiro é uma árvore com uma altura entre os 4 e os 7 metros, tronco liso e casca escura. Tem grande copa de folhas brilhantes com cerca de 30 centímetros. Cultiva-se em climas tropicais e requer um solo poroso e rico em húmus e substâncias minerais, tem duas colheitas anuais e produz cerca de dois quilos por árvore. Dá frutos durante 40 a 50 anos. Cada baga do cacaueiro mede cerca de 25 cms, de comprimento e tem mais ou menos 50 sementes, medindo cada cerca de 2 cms. de comprimento. Esta semente é conhecida pelo nome de “Cacau Comercial” e serve para o fabrico do chocolate.

 

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode