.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Lucia lima ou Doce Lima

 Lúcia-lima 

            Não importa o nome que lhe chama, pois ela tem mesmo dois nomes: Lippa citiodora ou também Aloysia triptlla. Com o seu cheiro característico e sabor a limão, esta erva é frequentemente utilizada em infusões.

               Esta planta é verdadeiramente miraculosa. Rica em óleos essenciais, relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas,

agitação e insónias, além de estimular o apetite.

            O seu perfume a limão é realmente inebriante. Terá sido por ele, aliás, que os perfumistas da Europa do século XVIII a acolheram de braços abertos e a introduziram na sofisticada arte da perfumaria então em plena ascendência.

            Foi trazida da América do Sul, Argentina, Peru e Chile, onde é ainda hoje muito utilizada e conhecida pelo nome popular de cedron. A lúcia-lima existe um pouco por toda a Europa Meridional sendo, no entanto, Marrocos o principal produtor.

            Propriedades

        A lúcia-lima é conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas (que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais). É também um relaxante do sistema nervoso combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias.

        Além disso, estimula o apetite e tem uma acção anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito. Hipotensora, ajuda a baixar a tensão arterial).

            Contra-indicações

        Não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo pois pode causar perturbações gástricas.

            Componentes

        Esta planta é muito rica em óleos essenciais principalmente citral (cerca de 30%), borneol (que tem um aroma semelhante à pimenta e um sabor que lembra a hortelã), cironelol, limoneno, eucaliptol e geraniol. Contém ainda taninos, flavonóides e iridóides.

            Na culinária

        Infelizmente, no nosso país, a lúcia-lima não é muito utilizada na culinária mas, para além das refrescantes e digestivas tisanas, ela pode ainda ser utilizada noutras bebidas, refrescos, saladas de frutas, gelatinas.

        Em vez de confeccionadas com água, ficarão muito mais interessante se as confeccionar com uma infusão de lúcia-lima), bolos, gelados, recheios, etc.


 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode