.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Salsa

 


   Nome comum: Salsa
   Família: Apiaceae
   Origem: Mediterrâneo
   Habitat: Campos e jardins da Europa, Ásia, América.            
       Quase desde o início das civilizações que as plantas aromáticas são conhecidas pelo homem e largamente utilizadas para diversos fins, mas só foram introduzidas nos hábitos alimentares europeus durante a Idade Média e os Descobrimentos, quando exploradores e comerciantes as trouxeram para a Europa de locais tão longínquos como as Américas ou a Ásia. Como o próprio nome indica, são plantas aromáticas porque emanam fragrâncias das suas folhas, caules, sementes, raízes, vagens ou flores, que podem ser mais ou menos intensas.
           O seu uso culinário está amplamente divulgado e com resultados excelentes.    
           Devem ser consumidas frescas.
        A Salsa era tida em grande estima pelos Gregos, que a utilizavam para coroar as vitórias nos Jogos Ístmicos e para decorar túmulos, em ligação com Arquémoro, o arauto da morte. Embora os Gregos a usassem em Medicina e Homero diga que os guerreiros a davam a comer aos seus cavalos, parece que os Romanos foram os primeiros a utilizá-la na alimentação. Há muitas variedades de salsa e todas são ricas em vitaminas, sais minerais e clorofila, sendo por isso uma espécie de plantas tão benéfica quanto atraente. A salsa pode cultivar-se perto de roseiras para as ajudar a crescer com saúde e aroma. Pode-se mastigar a folha crua da salsa para refrescar o hálito e contribuir para uma pele saudável.
       Espécie bienal, a Salsa é normalmente cultivada como anual. A raiz principal é ligeiramente carnuda e profunda. A planta possui folhas trifoliadas de cor verde. O caule é alongado e ramificado e produz umbelas terminais compostas.
        As folhas de Salsa podem ser colhidas frescas e em qualquer época. A salsa intensifica os sabores e é usada em sopas, estufados, carnes, peixes, verduras, temperos, molhos e recheios.
       As partes utilizadas são o Caule e as folhas.
       Quando fresca lava-se bem e coloca-se em recipientes fechados ou em saquinhos para alimentos, e guarda-se no frigorífico, no máximo uma semana.
       Quando seca guarda-se em recipiente fechado, em lugar protegido da luminosidade e humidade.
       Quando congelada  conserva-se por alguns meses, lava-se bem as folhas e leva-se a congelar em recipiente aberto. Depois que tiverem congeladas, colocam-se em saquinhos fechados.
       Tem propriedades  anti-inflamatórias, digestivas e diuréticas, ajuda a equilibrar os níveis de fluidos no organismo, que é especialmente importante para depois do exercício físico, possui também dois elementos  importantes do combate á fadiga: o ferro e a vitamina C, que têm sido usados  para melhorar os problemas de artrite.
       Componentes principais: Apoil, miristicina e é rica em vitaminas e sais minerais.
       De aroma suave e agradável, a Salsa é indispensável no preparo de saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, a salsinha destaca o sabor do prato principal.
        Muitas vezes utilizada apenas para guarnição, a salsa fresca também dá  um excelente sabor a sopas e molhos. Existem duas variedades, com folhas lisas ou frisadas, sendo a de folhas lisas mais decorativa e de sabor mais forte.
        RICA : em vitaminas A, B1, B3, B5, C, E, K, ácido fólico, cálcio, cobre, iodo, ferro, magnésio, manganés, fósforo, potássio, selénio e zinco, alivia o mau hálito e promove o enriquecimento da pele. Com uso moderado, é indicada no tratamento de inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos e distúrbios menstruais.

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode