.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Maracujá

 

MARACUJÁ

 

 

    O maracujá (Passiflora Edulis) é uma fruta agradavelmente doce e ácida ao mesmo tempo. Chamada de fruta da paixão pelos americanos, seu aroma e sabor são únicos e inconfundíveis, assim como as suas propriedades nutritivas.

 

    As mais de quinhentas espécies diferentes de maracujá cultivadas atualmente são nativas das regiões selvagens subtropicais da América do Sul, sendo o Paraguai seu provável ponto de origem. A planta é uma espécie de videira que cresce se agarrando ao redor de cercas ou de outras plantas.

    Há um número surpreendente de benefícios do maracujá para a saúde, o que reforça as razões pelas quais devemos adicioná-lo à nossa dieta.

    Alguns destes benefícios do maracujá incluem a capacidade de impedir o crescimento de alguns tipos de câncer, estimular a digestão, aumentar a função imunológica, melhorar a visão, auxiliar na saúde da pele, regular o equilíbrio de líquidos no corpo, manter a pressão arterial, aumentar a circulação e melhorar a densidade mineral óssea.

    Além disso, consumir maracujá também pode ajudar a reduzir sinais de envelhecimento precoce, diminuir inflamações, melhorar o sono, e combater sintomas da asma.

 

    Existem mais de 500 variedades de maracujá e praticamente todas elas servem para utilizar como alimento. A sua aparência varia muito, em termos de cor: eles são geralmente amarelo ou roxo escuro, o interior é preenchido com uma polpa suculenta e muitas sementes. No Brasil, a fruta é comumente usada para fazer sumo, mas na Tailândia, por exemplo, a polpa de maracujá é usada para marinar e temperar carnes, peixes e mariscos.

    O maracujá pode ser cultivado em praticamente qualquer lugar, que mantenha o clima quente durante todo o ano, isto inclui o Pacífico Sul, América Central, o Oriente Médio, o Mediterrâneo, e vários locais subtropicais em todo o mundo.

 

    Cada Cultura utiliza o maracujá de forma diferente na sua cozinha, e isto se deve ao fato da fruta ser cultivada em tantos lugares e possuir tantas variedades diferentes. O maracujá pode ser considerado um fruto popular e serve para ser degustado junto com a comida, como sumo, para marinar carnes e peixes, adicionar a molhos e também a saladas e sobremesas.

 

    O maracujá amarelo tem sabor mais ácido, enquanto a variedade de casca roxa é mais aromática e tem sabor igualmente mais forte.

    Dependendo da cor, há uma pequena diferença no conteúdo nutricional da fruta, mas os valores estão sempre próximos dos apresentados a seguir.

 

 

 Proporções de nutrientes por 100 gramas de polpa fresca

·         Calorias: 97

·         Carboidratos: 23,38 gramas

·         Fibras: 10.40 gramas

·         Gorduras: 0,70 gms

·         Proteínas: 2,20 gms

·         Vitamina A: 1274 UI

·         Betacaroteno: 743 ug

·         Vitamina B2: 0,13 mg

·         Vitamina B3: 1,5 mg

·         Ácido Fólico: 14 ug

·         Vitamina B6: 0,1 mg

·         Vitamina C: 30 mg

·         Cálcio: 12 mg

·         Magnésio: 29 mg

·         Ferro: 1.6 mg

·         Fósforo: 68 mg

·         Zinco: 0,10 mg

·         Potássio: 348 mg

·         Cobre: 0,086 mg

 

    Vamos a seguir analizar as propriedades do maracujá e seus benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o maracujá afinal?

 

1. Prevenção e combate contra o câncer

    O maracujá é um poderoso aliado da saúde do sistema imunológico e fonte de propriedades anticancerígenas. Os antioxidantes presentes no maracujá agem eliminando os radicais livres, que são conhecidos por causarem mutação em células saudáveis, ​​transformando-as em potenciais células cancerosas.

    Esta fruta também contém vitamina A e vários flavonoides e compostos fenólicos que têm sido associados ao combate de tumores de boca e de pulmão.

    Os flavonoides do maracujá fornecem antioxidantes ao corpo e ajudam a proteger contra diversos tipos de câncer. Estudos recentes também mostraram que em doentes com câncer, uma dieta com base em flavonoides pode ajudar a eliminar as células doentes.

 

2. Suporte ao sistema imunológico

    A imunidade é o sistema de defesa do nosso corpo contra vários agentes patogênicos como vírus, bactérias, toxinas, e outros, que levam o corpo a doenças e infecções. Nosso sistema imunológico é responsável pela nossa imunidade. Ele identifica ameaças e elimina-as antes que provoquem danos significativos ao nosso corpo.

    O maracujá é cultivado e consumido desde os tempos antigos não só pelo seu sabor, mas também por causa do bem que nossos antepassados acreditavam que ele fazia ao sistema imunológico. E eles estavam certos. A vitamina C e a beta-criptoxantina presentes na fruta são responsáveis por esses benefícios do maracujá ao sistema imunológico.

    Um único maracujá pode conter mais do que 100% da ingestão total de vitamina C requerida para uma dieta saudável. A beta-criptoxantina por sua vez, é um carotenoide determinante na ingestão de vitamina A. Estes componentes atuam como antioxidantes, que neutralizam os radicais livres antes que eles possam prejudicar os órgãos e resultar em doenças como câncer, doenças cardíacas ou envelhecimento precoce.

    Além disso, a vitamina C estimula a atividade das células brancas do sangue responsáveis pelo nosso sistema de defesa, protegendo-nos assim tanto de doenças comuns como resfriado, gripe e outras infecções e também de doenças mais graves.

 

3. Melhora a digestão

    O maracujá tem uma elevada quantidade de fibras, especialmente fibras solúveis. Uma única fruta pode fornecer quase o total da necessidade diária do nosso corpo. As fibras melhoram a capacidade do corpo de absorver os nutrientes dos alimentos, aumentam o efeito laxante no intestino e melhoram a digestão.

    Elas absorvem água e amolecem o bolo fecal de modo a garantir uma evacuação saudável, além de mover a comida mais rapidamente através do trato digestivo, reduzindo o tempo de exposição do cólon a toxinas.

    Além das fibras, o maracujá também tem alto teor de água, ideal para melhorar a digestão.

    Ele também estimula a digestão através de enzimas que aumentam a quantidade de sucos gástricos produzidos no estômago, por isso é conhecido por aliviar muitas doenças gástricas.

 

4. Aumento da hemoglobina no sangue

    A cor vermelha do nosso sangue se deve a um pigmento chamado hemoglobina, cujo conteúdo principal é o ferro. O baixo nível de hemoglobina é o causador da anemia, uma condição que pode levar a cansaço persistente, falta de ar, tonturas e desmaios.

    O maracujá contém uma quantidade elevada de ferro, cerca de 20% do total que precisamos diariamente. Ele também possui vitamina C, vital para a absorção de ferro no corpo. Uma combinação perfeita para manter os níveis ideais de ferro e hemoglobina no sangue.

 

5. Melhora a saúde dos olhos

    Além de proteger contra o câncer, a vitamina A também trás os benefícios do maracujá à saúde dos olhos, incluindo a prevenção da degeneração macular, a catarata e a cegueira noturna.

    A visão e a saúde dos olhos tendem a se deteriorar de acordo com o envelhecimento e devido a infecções e fraqueza dos nervos óticos. Por isso, devemos ingerir alimentos que possam agir na manutenção da saúde geral da visão.

    Os benefícios do maracujá para a saúde dos olhos já foram provados. Ele contém uma grande quantidade de antioxidantes, como a vitamina A, a vitamina C e os flavonoides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados por radicais livres e cuidam das membranas e mucosas que o compõem.

 

6. Regula a pressão sanguínea

    Devido ao alto teor de potássio e o baixo teor de sódio do maracujá, ele é um alimento altamente eficaz na proteção contra a pressão alta.

    Pesquisas mostram que o sódio é necessário em quantidades muito limitadas em nosso corpo e níveis elevados deste mineral estão associados a um aumento da pressão arterial, o que pode levar a ataque cardíaco ou derrame.

    O potássio é um mineral essencial no corpo humano por várias razões, uma das quais é o seu papel como vasodilatador. Ele relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e promove o aumento do fluxo sanguíneo. Isto reduz a pressão sobre o coração e aumenta a saúde cardiovascular global.

    O potássio também regula o equilíbrio de eletrólitos e controla a função muscular de todo o nosso corpo, incluindo os músculos do coração. Este controle também evita a libertação de cálcio para a corrente sanguínea. Quando liberado em excesso, o cálcio pode causar bloqueios nas artérias, levando a doenças do coração.

    Comendo uma porção de maracujá por dia, você pode cosumir 1/4 do potássio que o seu corpo precisa diariamente.

 

7. Ajuda a manter o bom humor

    Tanto a fruta quanto a flor do maracujá contêm alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios do maracujá. Verificou-se que a ingestão da fluta relaxa o sistema nervoso e induz o sono. Sua ingestão potencializa a manutenção do humor de forma tão eficaz que muitos médicos já estão receitando suplementos naturais à base de maracujá para tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia.

    Os medicamentos para tratar estes distúrbios, no entanto, podem causar efeitos colaterais, por isso o ideal é incluir o maracujá diariamente na dieta a fim de melhorar o humor e atenuar os sintomas destes transtornos.

 

8. Alívio para a asma

    Estudos recentes mostraram que uma combinação de extratos de casca de maracujá pode compor uma mistura que tem efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório.

    Um estudo detalhado e pesquisa realizada por Ronald Ross Watson em colaboração com algumas associações de renome da ciência médica revelou que a casca do maracujá pode trazer alívio para pacientes com asma, respiração ruidosa e tosse compulsiva. Acredita-se que este efeito se deva às propriedades antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias do maracujá.

    Os flavonoides do maracujá roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma e estudos falam inclusive que o extrato das cascas desta espécie de maracujá poderia substituir os medicamentos convencionais para asma no futuro.

 

9. Melhora a saúde e a densidade dos ossos

    O maracujá é uma fonte rica de minerais como o ferro, cobre, magnésio e o fósforo. Minerais importantes para benefícios do maracujá em como aumentar a densidade mineral óssea e reforçar os ossos.

    Alguns destes minerais são partes integrantes na criação de matéria óssea adicional. Eles agem fortalecendo a matéria óssea já existente e acelerando o reparo em caso de perda de massa óssea. Este pode ser um meio de aliviar, prevenir ou mesmo eliminar os sintomas da osteoporose e da dor associada à deterioração dos ossos devido ao envelhecimento.

 

 

10. Age contra a insônia

    Há um composto alcaloide medicinal no maracujá que funciona como um sedativo. Este composto tem sido associado a uma redução da agitação, insônia, ansiedade e nervosismo, fatores que impedem uma boa noite de sono. Pesquisas já reafirmaram o que antes era apenas uma filosofia popular: a ingestão de maracujá realmente relaxa o sistema nervoso e induz ao sono.

 

11. Melhora a circulação

    A combinação do alto teor de ferro e cobre contidos no maracujá aliada às propriedades vasodilatadoras do potássio pode realmente impactar a composição do nosso sangue e todo o sistema circulatório.

    Ferro e cobre são componentes essenciais na produção de glóbulos vermelhos, desta forma, uma vez que a contagem de glóbulos vermelhos aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue permanece bem oxigenado e pode fluir livremente para todas as áreas necessárias do corpo. o O fluxo sanguíneo saudável é essencial para a eficiência da atividade metabólica em todos os sistemas de órgãos do nosso corpo.

 

12. Ajuda a manter as células do cólon saudáveis

    As fibras solúveis encontradas na fruta limpam as toxinas que podem ser armazenadas no cólon, trazendo benefícios do maracujá como a regulação e facilitação dos movimentos do intestino.

    As fibras absorvem água e fazem um bolo fecal mais macio, facilitando a evacuação. Esta função particular das fibras resulta na redução da incidência de inflamações da área anal.

    Além do conteúdo de fibras, os antioxidantes presentes no maracujá também ajudam na limpeza do cólon.

    As toxinas que se mantêm no trato gastrointestinal são parcialmente responsáveis ​​por infecções e podem promover o crescimento de células cancerígenas.

    As toxinas também dificultam o tratamento de infecções nos intestinos porque interferem com os medicamentos administrados.

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode