.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Queijo do Pico

 

            Produzido desde os finais do século XVIII para consumo familiar, a receita tradicional do Queijo do Pico tem-se mantido por gerações consecutivas, sendo uma das maiores referências gastronómicas da ilha. Trata-se de um queijo curado, de pasta mole e pastosa, pouco compacta e muito untuosa, de cor branca e amarelada. O leite é proveniente de vacas leiteiras regionais, criadas em sistema livre, e coagulado com coalho animal. Depois de cortada a coalhada, procede-se ao enchimento das formas seguindo uma técnica tradicional a que chamam fazer as caras ao queijo. Permanece depois na mesa de dessoramento por um dia, passando então à sala de cura por um período de duas semanas.
            Apresenta-se de forma redonda e cilíndrica, ligeiramente abaulado lateralmente, com 18 centímetros de diâmetro e peso a variar entre 700 e 800 gramas. O seu aroma é característico, intenso e agradável, com um sabor activo e salgado. É um alimento muito apreciado à sobremesa ou como aperitivo, acompanhado de vinho Verdelho do Pico.

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode