.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

 

        A Bandeira Nacional

 

 

 

A bandeira está, aproximadamente, de acordo com especificações legais

-À direita, em mais detalhe, a Esfera Armilar, os Castelos, o Escudo com as Quinas e os Besantes.

           Na Bandeira Nacional:
-O verde-escuro, cor da Natureza, representa a Esperança em melhores dias, os campos verdejantes do país, e a Liberdade.
-O vermelho-escarlate simboliza o valor e o sangue derramado ao longo da história, e a Vida.
-A Esfera Armilar, amarela, e no centro, representa os Descobrimentos Portugueses.
-A Esfera Armilar, de ouro em fundo azul (com o Escudo de Armas), já existiu na bandeira de D. João VI (1816 - 1826), simbolizando então, o reino do Brasil e foi, igualmente, o emblema pessoal de D. Manuel I. 
           Segundo especificações oficiais, «A esfera armilar, de cor amarela, apresenta-se como uma representação fortemente estilizada do instrumento de navegação com o mesmo nome — visualizada em perspectiva, com um hemi-meridiano nodal virado para o observador e um pouco acima deste. É constituída por quatro aros dispostos como círculos máximos de uma mesma esfera, três dos quais sobre planos fazendo ângulos de 90° e um quarto, mais largo, em posição oblíqua, e por dois paralelos, tangentes ao referido aro mais largo. A estrutura apresenta-se com o eixo de intersecção de três dos aros maiores aproximadamente perpendicular à superfície da bandeira, sendo os aros rematados por virolas salientes e proporcionadamente mais estreitas.»
           Escudo de Armas, sobre a Esfera Armilar, consiste de dois outros escudos:
-Um maior, vermelho, com 7 castelos  dourados, que, lendariamente, simbolizam  as  cidades fortificadas tomadas aos mouros por D. Afonso III. Representa a Independência de Portugal,
-Outro, mais pequeno e branco, com 5 escudetes (Quinas) azuis,  dispostos em cruz, com 5 pontos (besantes) cada que, lendariamente,   simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques derrotou na Batalha de Ourique, mas há outra lenda que diz que representam as 5 chagas de Jesus Cristo (contando duas vezes os pontos do escudo central dá 30, que são "os trinta dinheiros por que Judas vendeu Jesus Cristo", ou os cinco ferimentos que D. Afonso Henriques terá recebido nessa batalha, e também simbolizam o poder régio de cunhar moeda. Este escudo representa o Nascimento da Nação.

        Dimensões da Bandeira Republicana:  A parte verde, do lado da Tralha, (parte por onde passam os cabos que hasteiam a bandeira), ocupa dois quintos da superfície; a outra parte, vermelha, ocupa três quintos, ou seja, a parte verde ocupa dois quintos do comprimento total e a vermelha três quintos.

        A altura do pano é igual a dois terços da largura, ou seja, o comprimento da bandeira é 1,5 vezes a altura da Tralha. A esfera armilar  tem um diâmetro igual a metade da altura da bandeira, e fica equidistante das orlas superior e inferior.

 

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode