.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Tomates

tomate é um fruto originário do continente sul-Americano. Foi introduzido na Europa pelos Espanhóis como uma curiosidade e pela beleza dos frutos já que se desconhecia todo o seu potencial gastronómico. Devido aos frutos grandes e vermelhos pensava-se mesmo que seriam venenosos, é conhecido o caso de um Inglês que juntava multidões nas feiras para o verem a comertomates como se trata-se de uma verdadeira façanha.
Apesar de ser um fruto é usado na cozinha como um vegetal e por isso está arquivado nesta categoria aqui no blog.


Em Inglês: Tomato
Nome Científico: Solanum lycopersicum

Tipos de tomates


Existem tomates de variados tamanhos e cores desde amarelo a laranja e até mesmo pretos. Os mais usados são os vermelhos e estas são as pricipais variedades.
Plantar Tomates - Coração de Boi
Coração de Boi

Tomate Coração de Boi: Tomate muito grande e de forma irregular. Planta de alto rendimento demora 
cerca de 70 a 90 dias para produzir os primeiros tomates. O tomate coração de boi por vezes cresce tanto que é necessário segurar o caule para não partir.

Plantar Tomates - Tomate Redondo
Tomate Redondo
Tomate Redondo: Tomate redondo de tamanho médio e de casca resistente, frequentemente encontrado no super-mercado já que cresce muito bem em estufa. A planta demora cerca de 70 a 80 dias a produzir os primeiros frutos.

Plantar Tomates - Tomate Chucha
Tomate Chucha
Tomate Chucha: Tomate de forma ovalada e de tamanho médio. Muito doce é ideal para secar ou para conservar. A planta gera os primeiros tomates após 70 dias.
Plantar Tomates - Tomate Cereja
Tomate Cereja

Tomate cereja: Tomate pequenino muito doce normalmente usado em saladas. A 
planta demora cerca de 60 a 70 dias para gerar os primeiros frutos.


Semear Tomate


Plantar Tomates - Sementes
Tomates germinados com 8 dias
O tomate não resiste bem às geadas por isso deve ser iniciado em sementeira em local abrigado e quente entre Novembro e Março. Assim que as primeiras plantas comecem a brotar coloque num local bem iluminado. Regue por baixo e controle sempre a quantidade de água de modo a que seja toda absorvida em cada rega. O excesso de água pode causar asfixia radicular e atrasar ou destruir a germinação das sementes do tomate.
Encha as células to tabuleiro ou copinhos comterra de sementeira, coloque duas sementes e cubra com 1cm de terra fina peneirada.
Assim que os tomateiros atingirem os 10cm estão prontos a ser mudados para o campo. Caso o tempo ainda esteja frio deve atrasar a transplantação.

Plantar Tomate


Assim que terminarem as geadas e o tempo aqueça, entre Fevereiro e Abril é altura de colocar os tomateiros no campo. Caso seja uma zona ventosa ou com geadas tardias pode usar um garrafão de plástico com o fundo cortado para proteger os tomateiros.
Os tomates preferem solos bem estrumados ou compostados com boa drenagem e muita exposição solar. Evite zonas que no ano anterior tenham sido plantadas com batatas pois são competidores pelo mesmo tipo de nutrientes.
Plante os tomates em fileiras com 45cm entre plantas e 60cm entre fileiras. Lembre-se que os tomateiros dão muito rama e que mais tarde terão que ser estacados.
Regue abundantemente 2-3 vezes por semana sem encharcar a terra. Durante a altura da colheita aumente a periodicidade das regas.

Tratamento do Tomateiro


O tomateiro requer alguns cuidados de modo a obter tomates grandes e de boa qualidade.

Plantar Tomates - Capar Tomateiros
Capar o Tomate
Capar os tomates: Apesar do nome muito curioso, o processo é bastante simples. Assim que o tomateiro
 atingir 40cm de altura irá reparar que na zona onde os ramos se unem ao caule principal irão surgir rebentões mais pequenos. Assim que estes rebentões atinjam o comprimento de um dedo, corte-os. Permitindo assim que o tomateiro concentre toda a sua energia no que realmente importa.

Aparar os Tomateiros: Caso a planta atinja muita altura irá notar que os tomates serão cada vez mais pequenos. A solução é optar pela qualidade em vez da quantidade. O normal é manter o tomateiro apenas com 4 ramos com flores cortando todos os outros. Caso deseje pode deixar mais alguns mas lembre-se que quanto mais ramos, mais pequenos serão os tomates.

Estacar os Tomates: A planta do tomate não se sustenta sozinha pelo que terá que ser estacada e apoiada com fios à estaca. Este processo é especialmente importante em caso de ventos fortes que poderão partir a planta. Uma estaca com 1m e dois fios são suficientes para cada tomateiro.

Ervas Daninhas: Durante o primeiro mês no campo tenha atenção às ervas daninhas e remova-as frequentemente. Assim que o tomateiro comece a ganhar rama as ervas daninhas quase desaparecem pois ficam na sombra.

Pragas: Só muito raramente irá ter problemas com pragas e caso surjam nunca são com intesidade suficiente para destruir toda a colheita. Para reduzir o risco de pragas plante perto dos seus tomates alguns pés de manjericão. O odor libertado é um repelente natural dos insectos que atacam os tomates.

Colheita do Tomate


Pode colher das mais variadas formas. Maduros caso seja para uso na altura ou verdes para usar mais tarde. Com o tempo eles irão amadurecer. Com ou sem cálice, caso deseje que o tomate dure mais tempo após a colheita opte por manter o cálice.
Caso deseje secar o Tomate deixe a diminua a periodicidade da rega de modo a concentrar os açucares no fruto e reduzir um pouco a quantidade de água.

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode