.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

História da Restauração

A origem do termo Restaurante (Restauração), não é tão antiga quanto possamos imaginar, pois não está ligada ao inicio da alimentação como poderia parecer á primeira vista.

       Sem se pretender alterar ou ignorar outras definições eis a que da minha parte tem a mais lógica.

       Por volta do século XVIII, mais propriamente até 1765, apenas se serviam comidas, nos Albergues e Estalagens com menu fixo e a hora fixa. Nesta data porém, eis que aparece um individuo de nome”Boulanger” que vendia sopas na”Rue dês Paulies” em Paris e as quais considerou óptimas par a “restauração” de forças humanas, pelo que denominou”Restaurants” escrevendo um visível letreiro por cima da porta:

“BOULANGER FORNECE”RESTAURANTES” DIVINAS

Juntando ainda a seguinte frase:

=VENITE AD ME, VOS QUI STOMACHO LABORATIS, ET ERGO RETSURABO-VOS=

(Vinde a mim, vós que padeceis do estômago e eu vos aliviarei)

           Pretendendo enriquecer a sua ementa e como não lhe fosse permitido servir guisados ou molhos, por não estar filiado na Associação dos Estalajadeiros, Boulanger resolveu um dia, servir aos seus clientes pés de borrego com molho branco. Por este facto foi-lhe movido um processo pela Associação o qual resultou em seu benefício, criando-lhe enorme fama e fazendo grande publicidade aos seus produtos.

           Por fim «Boulanger» ganhou a causa, visto que o Parlamento considerou que os pés de borrego com molho branco não eram guisado «ragout», e assim toda a cidade de Paris se quis certificar do valor gastronómico e imaginativo da especialidade de «Chez Boulanger». Até o Rei Louis XV, por indicação de Moncriff, seu amigo íntimo, fez servir o famoso prato de Versailles, embora como guloso e glutão que era, não tivesse ficado entusiasmado com a iguaria.

           E assim, segundo s palavras de Brillat-Savarin:”Boulanger, criou uma profissão que levará á fortuna todos aqueles que a exercerem com fé, ordem e habilidade.

           Depois das primeiras versões do Restaurante, a sua evolução foi-se processando progressivamente e segundo várias expectativas, efectuadas mais ou menos a partir de 1765. Em 1783  foi fundado por “Beauvilliers” o segundo restaurante em Paris e a partir daí, especialmente após a dissolução da Associação dos Traiteurs, este tipo de estabelecimento multiplicou-se e evoluiu, permitindo á população fazer refeições segundo os seus gostos e possibilidades financeiras.

           Prosseguindo essa evolução, foram aparecendo outras versões e tipos de restaurantes em conformidade com as necessidades e conveniências da clientela frequentadora.

           Ssim hoje existem: “snack-bar”, “self-service”, cantinas ou restaurantes de empresa, “coffee-shops”, “sandwich-bar”, cervejarias, pastelarias, etc, etc.

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Produto #1

Esta é a descrição do produto. Você pode modificá-la como quiser ou remover o registo do produto por inteiro.

Produto #2

Este é o exemplo do segundo produto.

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode