.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração
Esta aguardente é de nacionalidade Francesa, produzida na região da Normandia.
A produção do Calvados compreende três períodos, que são os seguintes:
1º-Confecção da sidra
2º-Destilação
3º-Envelhecimento
Confecção da sidra
As maças são trituradas por esmagamento ou raspagem, o sumo é extraído por pressão, ao aproveitamento da polpa é-lhe adicionada água e fica a macerar para ser misturado ao sumo procedente, a fermentação é realizada em ambiente aquecido durante um mês a partir da sua extracção.
A Sidra tem que ter um mínimo de 4°.
Destilação
O Calvados é destilado em alambique de repasse, tipo Charantese. A primeira destilação tira um produto muito fraco e que volta a repassar e tira três qualidades de produto “Cabeça”, “Coração” e “Cauda”. É destes três elementos que sairá o Calvados.
Aqui a parte do destilador terá a mesma técnica que a do Cognac e é nesta operação que o produto ganha qualidade, visto que a cabeça e a cauda voltam a ser destiladas, ou seja o primeiro e o ultimo líquidos a sair do alambique.
Envelhecimento
A Aguardente obtida é de seguida metida em cascos ou cubas de carvalho onde fica a envelhecer durante alguns anos para adquirir a sua cor, perfume e aroma e tornar-se um produto de qualidade.
Tem uma graduação alcoólica de 40° a 50°.
Amigo(a)
Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).
Desenvolvido por Webnode