.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Sake

Introdução

Feita a partir de arroz, "Sake" é uma bebida alcoólica peculiar ao Japão. Sua história é muito longa, que remonta ao século 3 dC, quando a literatura registrou a forma e costume de tomar Sake. Foi aproximadamente no século 3 aC (período final da Era Jomon), quando um método de plantio de arroz foi introduzido no Japão.

É a bebida nacional japonesa. Encontra-se em garrafinhas de porcelana”Choshi” e é bebido por por umas pequenas chávenas feitas do mesmo material chamadas”Sakazuki”. Habitualmente é servida quente, em  banho maria e tomada em pequenas goladas.

Esta bebida é imprescindível no acompanhamento de acepipes e pratos quotidianos dos japoneses.

Da mesma forna que é necessário uma boa  uva para a produção de um bom vinho, para se fazer um bom  Sake é necessário um tipo especial de arroz, o segredo é ter uma variedade que possua  um elevado teor de amido no núcleo de cada grão. Dessa forma, o arroz irá permanecer intacto já durante o processo de fermentação, permitindo que o excesso de óleo e proteína seja removido. Tal arroz é chamado de "Shinpaku-mai" em japonês. Todo o arroz que vai para Tamanohikari é da mais alta qualidade Shinpaku-mai, vindo da famosa produtora de arroz dos distritos de Bizen-Omachi (Okayama Pref.) E Yamadanishiki (Hyogo Pref.). Isto permitiu a Tamanohikari ganhar a denominação "Sake soberbo".

Para além disso, a qualidade do arroz, o clima e a água na área de produção, são factores cruciais. O distrito de Fushimi de Tamanohikari é conhecido pelo seu clima moderado e por uma nascente subterrânea famosa conhecido como "Fushimizu". A área ao redor da fábrica Tamanohikari está rodeada por inúmeros bosques de árvores, plantadas e protegido pela Agência da Casa Imperial para embelezar os túmulos dos imperadores Kanmu e Meiji. Este ambiente natural contribui para o sabor delicado do Fushimizu na primavera, um gosto que oTamanohikari captura e torna disponível para as pessoas em todos os cantos do Japão e do mundo.

O sabor do Sake depende de um equilíbrio entre doçura e acidez, um equilíbrio que pode ser mantido através da combinação de água adequada, malte, levedura e arroz cozido no vapor. Este equilíbrio não pode ser assegurado pela tecnologia, mas apenas com a experiência de artesãos qualificados que têm uma visão especial sobre as sutilezas das mudanças no clima, no arroz e nágua. Tamanohikari é produzido por algumas das principais cervejarias do país, sob a supervisão do mestre cervejeiro Tsuneo Ueda.

 

     

Tipos de

Tipos de Sake

 
 

Existem muitos tipos de Sake, e, claro, deve haver algum sistema para classificá-las.Os vários tipos e uma breve descrição é dada na tabela abaixo.

Em suma, todos Sake podem ser divididos em dois grupos: que com álcool adicionado, e que fez com apenas o arroz.

Entre Sake com álcool adicionado, existem quatro grupos, sendo o primeiro e o maior das quais é a causa mais barato, em que os lotes de álcool é adicionado para aumentar a produtividade. Os outros três grupos de Sake álcool agregado são Sake premium (Honjozo, Ginjo-Sake e Dai-Ginjo-Sake), que tem apenas uma pequena quantidade de álcool adicionado. A diferença entre estes três é a quantidade que o arroz tenha sido moído antes de cerveja (ver abaixo).

No outro grupo, Sake feita apenas com arroz, há três grupos: Junmai-bem, Junmai-Ginjo e Junmai-Dai-Ginjo. A diferença entre estes três é, novamente, a quantidade que o arroz tenha sido moído antes da infusão. Estes paralelo as diferenças entre Honjozo, Ginjo-Sake e Dai-Ginjo-Sake acima.

Sake, como é vulgarmente conhecido, é também por vezes referido como nihonshu, ou mesmo Seishu (legalmente). Mas aqui, vamos sempre se referem a ele como Sake.

Há também, é claro, regras e leis que definem rigorosamente o Sake é. Dentro dessas leis, Sake    é oficialmente conhecido como "Seishu" e é definido como um dos seguintes.


1. Fermentado de arroz, arroz koji (o molde utilizado para converter o amido em  açúcares fermentáveis), e água, e, em seguida, prensada através de uma malha (a estirpe de distância dos sólidos e produzir uma bebida de forma clara).

2.Fermentado de arroz, água, Sake-Kasu (as borras que permanecem depois de pressionar Sake, estes ainda podem conter elementos fermentáveis), arroz, koji, e qualquer outra coisa aceito por lei, e, em seguida, pressionado através de uma malha.

3.Sake Kasu ao qual tenha sido adicionado, e, em seguida, passados ​​através de uma malha.


Como você pode ver, em 1) acima, a definição é muito rigorosa e clara com relação ao que pode ser usado. Mas, em 2), a definição é muito mais vago, e não como pura.Produziu mais massa Sake feito hoje tem álcool destilado puro adicionado a ele. Em Sake muito barato, há um monte de este álcool adicionado. Em Sake premium, muitas vezes é adicionado um pouco de álcool. No entanto, independentemente da quantidade, nada disso causa se enquadra na categoria 1) acima.

Além disso, às vezes, termos como "Super Ginjo" ou "Especialmente Fabricada" aparecem nos rótulos. Estes são puramente Termos de Marketing, e não são todos reconhecidos pelo sistema legal de definição e classificação de Sake.

Até abril de 1992, houve um outro sistema no lugar. Naquela época, Sake foi designado como 2 ª Classe, 1 ª Classe ou Classe Especial. Por padrão, todas Sake era inicialmente de 2 ª Classe. No entanto, se cervejeiros queria o bem deles a ser conhecido como superior à maioria, eles iriam enviar uma amostra para o Escritório Nacional de Impostos para amostragem. O Escritório Nacional de Impostos mantém uma equipe de provadores profissionais Sake precisamente para esse tipo de coisa.

Assim, se o Sake apresentado foi considerado bom o suficiente para a designação de 1 ª Classe, ou melhor ainda, como a designação de Classe Especial, cervejeiros foram autorizados a colocar isso no rótulo. Naturalmente, tais Sake provocam  um preço mais elevado no mercado, como a qualidade foi assegurada pelo governo. Além disso, o imposto sobre tais Sake foi maior também.

Note, também, que tal amostragem foi baseada em provar apenas, e foi somente através de paladar e olfato que a qualidade foi avaliada. O tipo de arroz Sake, e o grau em que o arroz foi polido - ambos os fatores importantes na avaliação da qualidade de Sake  no mundo de hoje - que não faziam parte da avaliação na época.

 

 

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

[url=https://www.clixsense.com/?3513068][img]https://csstatic.com/banners/clixsense_gpt2016e120x600green.png[/img][/url]

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode