.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração
O cerefólio constitui uma das muitas dávidas culinárias trazias pelos romanos para a Europa.
Se bem que hoje seja uma erva utilizada em todo o continente, na Idade Média chamavam-lhe "salsa dos ricos", pelo sua dificuldade de obtenção, aliada a uma parecença acentuada com a salsa.
Possuindo o aroma delicado das sementes de anis, o cerefólio é apreciado pelos franceses para dar gosto a omoletas e pratos de peixe, combinando ainda partiularmente bem com sopas cremosas e peixe fumado; no entanto, talvez a sua melhor aplicaçõo seja na salada: recém-cortado e polvilhado sobre os legumes mesmo antes de servir...E se a refeição for de festa, nada melhor que uma infusão de cerefólio para ajudar a digestão!
Nome científico: Anthriscus cerefolium Sinónimos botânicos: Anthriscus longirostris Bertol , Cerefolium cerefolium (L.) Britton , Scandix cerefolium L. Nome comum: Cerefólio Nomes populares: Cerefólio, Cerefolho. Família: Apiaceae. Origem: Sudeste da Europa e Sudoeste da Ásia História: Ficou conhecida como "folha da alegria". O Cerefólio é usado, principalmente, na culinária, devido ao seu sabor e aroma peculiares, que lembra levemente a mirra. Os romanos usavam-no muito e difundiram o seu uso na Europa, principalmente na Inglaterra e França. Descrição: Planta anual, herbácea, com 20 a 50 cm de altura. As folhas de Cerefolho são de cor verde clara, trifoliadas, com os folíolos recortados. A influrescência é uma umbela compsta , com flores brancas. O fruto do Cerefólio é preto, com sementes de forma linear. Sementeira: directa no final do Inverno ou no início da Primavera. Luz: O Cerefólio prefere Meia-sombra Temperatura: de 7Cº a 21Cº, sendo a óptima de 15Cº. Multiplicação: Semente Colheita: Tem início cerca de 2 meses após a sementeira. Colher as folhas de Cerefólio como as de salsa, periodícamente. Colher as sementes quando maduras. Conservação: Conservar as folhas de Cerefolho no frio e as sementes em recipientes herméticos. Partes utilizadas: Folhas, sementes. Aplicações medicinais: Propriedades: analgésica, anti-inflamatória, depurativa, digestiva, diurética, hidratante. Componentes: ácido petroselínico, apiína, metil-chavicol, óleos essenciais, podofilotoxina e sais minerais (potássio). Indicações: aumentar o leite materno, bexiga, congestão no fígado, problemas nos rins, cálculos renais e biliares, cólicas, problemas digestivos, coágulos sanguíneos, contusões musculares, diabete, doenças nervosas, gota, hemorróidas, histerismo, inflamação nos olhos e seios, purificar o sangue. Receitas medicinais sementes por infusão: - cataplasma das folhas: inflamações dos olhos; - vapor do cozimento: hemorróidas; - cataplasma das folhas frescas machucadas: desinflamar o seio e fazer soltar o leite; - decocção de 20g de folhas frescas e sementes em um litro de água. Tomar quatro xícaras ao dia: aumenta a secreção do leite; - suco das folhas: asma, enfermidades da pele, impureza do sangue, febre dos tísicos. Tomar uma colher de sopa, três vezes ao dia; Outros usos Uso culinário: Muito usada na cozinha francesa, de aroma delicado, o cerefólio pode ser usado em tudo o que leva salsa: omeletes, saladas, vinagretes, molhos com creme, sopas ou carnes assadas. Procure acrescentar ao prato cozinhado, no último instante. Dicas Replante o cerefólio em local sombreado. Em jardins de ervas, pode ser cultivado à sombra de outras plantas de maior porte, como melissa ou alecrim. Colha o cerefólio, cortando os talos maiores na base; isto favorecerá o aparecimento de novas folhas. Efeitos colaterais : Podem ocorrer reações alérgicas em pessoas sensíveis. |
Amigo(a)
Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).
Desenvolvido por Webnode