.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Açúcar Puxado

        Este é um ponto muito utilizado na confecção de bolos, especialmente para fazer flores e ornamentações dos mesmos.

        Confecção: Deita-se numa caçarola de cobre, bem limpa, açúcar em quadrados ou pilé, na proporção de 1 kg de açúcar para 4 dl de água e deixa-se derreter. Leva-se a lume forte a ferver, e escuma-se das impurezas, passando-o para uma vasilha bem limpa e leva-se novamente ao lume, adicionando-lhe 5 grs de creme tártaro ou 25 grs de glucose para cada quilo de açúcar e, quando atingir o ponto de rebuçado, experimente-se se está pronto. Conhece-se, quando molhando os dedos em água fria, como se indicou para o ponto de bola, se o açúcar ao cair no fundo da água estalar ao ser trincado com os dentes, retira-se sem demora porque está pronto, podendo juntar-se ainda cerca de 6 gotas de sumo de limão. Deita-se rapidamente numa mesa levemente untada com azeite, junta-se o açúcar com uma espátula em monte até coagular. Assim que se possa pegar com as mãos, levante-se o açúcar da mesa e puxa-se um forma de corda algumas vezes e dobra-se unindo as pontas e faz-se uma bola. Molda-se sem perda de tempo, segundo o gosto e a aplicação a que se destina, puxando o açúcar a pouco e pouco com os dedos polegar e indicador enquanto está quente. É de aconselhar que quando se manipule este açúcar se tenha á mão uma boneca de pano cheia de pó de amido, onde se deve passar os dedos com alguma frequência.

 

 

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

[url=https://www.clixsense.com/?3513068][img]https://csstatic.com/banners/clixsense_gpt2016e120x600green.png[/img][/url]

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode