.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Cavacas de Pinhel           

         

            Peneira-se a farinha com o bicarbonato e o sal para um alguidar.
            Faz-se uma cova no meio onde se deitam 2 ovos inteiros e as 8 gemas, o azeite, a aguardente e a raspa da casca do limão.
            Batem-se estes ingredientes à mão durante 1 hora (20 minutos na batedeira eléctrica).Depois juntam-se, um a um, batendo os restantes ovos inteiros.
Esta adição faz-se baseada para se poder observar a textura da massa. Quando cobrir a mão, a massa está pronta, admitindo-se que não sejam necessários os ovos todos.
            Deixa-se a massa repousar cerca de 1 hora, depois do que é deitada às colheradas em tabuleiros ligeiramente untados com azeite e polvilhados com farinha.
            As colheradas de massa devem ficar bem distanciadas, porque a massa alastra. Levam-se as cavacas a cozer em forno bem quente (220º a 250ºC).
            Depois de cozidas e frias, as cavacas são cobertas com as claras batidas com o açúcar, devendo esta cobertura estar bem espessa o que se consegue, batendo.

           Nasceram das cozinhas dos velhos Conventos de Portugal as melhores iguarias da mesa Portuguesa.

           Do Convento de Santa Clara de Pinhel nasceram as saborosas Cavacas que, criadas há centenas de anos, ainda hoje são uma delícia a apreciar. Cantaram-nas os poetas e os músicos nas suas composições, e em 1939, constituíram um "Quadro de Revista" que nunca mais se esquece.

         

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

[url=https://www.clixsense.com/?3513068][img]https://csstatic.com/banners/clixsense_gpt2016e120x600green.png[/img][/url]

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode