.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Coentros.

Semear Coentros

 

Os coentros são uma erva anual que pode crescer até 50cm de altura e apresenta folhas de tamanho variável ao longo da planta. Maiores na base e estreitas tipo penas no topo. Os coentros são apreciados na culinária tanto pelas folhas como pelas sementes embora na cozinha mediterrânea se aproveitem apenas as folhas.

Em Inglês: Coriander ou Cilantro
Latim: Coriandrum sativum


Plantar Coentros

Esquema para semear coentros
Os Coentros têm a raiz muito sensível e por isso não resistem bem a mudas, devem ser semeados directamente no campo no local definitivo. Se desejar também pode semear os coentros em vaso para ter perto da cozinha.
Sendo uma planta anual, podem ser semeados em qualquer altura no ano mas são mais fáceis de vingar se forem semeados no final do Inverno (Fevereiro). Prefira um local com sombra durante uma boa parte do dia onde a terra não seque muito, os coentros não gostam de terra seca.
Semear ervas aromáticas no campo nunca é fácil pois normalmente germinam junto com as ervas daninhas, mas existe um truque que resolve o problema e evita que ande a catar ervas daninhas à unha. Basta semear em pequenos reguinhos em filas distanciadas um palmo umas das outras (ou a distancia de uma enxada ou de um sacho).
Prepare a terra com bastante matéria orgânica para ficar fofinha e não secar muito rápido, escave pelo menos um palmo de profundidade pois as raízes ainda adquirem alguma profundidade. Com o cabo da sachola marque um reguinho na terra. Coloque as sementes no reguinho com a pontinha dos dedos e semeie juntinho para os coentros nascerem bastos. Cubra as sementes ao de leve com um pouquinho de terra das bordas. Coloque vários regos lado a lado com o espaço suficiente para usar uma ferramenta para limpar as ervas que vão crescer entre os reguinhos. Durante as 2 primeiras semanas tenha cuidado para não deixar a terra secar, 

Coentros semeados em reguinhos
regue com cuidado para não desenterrar as sementes de coentros.

Colher Coentros

Os coentros conseguem produzir folhas comestíveis em 30 a 50 dias depois de semeados. Se usar o método para semear coentros acima descrito irá ter os coentros todos alinhadinhos em filas. Use uma tesoura e corte a eito deixando os pés com cerca de 2 dedos de altura para voltarem a rebentar.

Cuidar dos coentros

Assim que o tempo começar a aquecer os coentros irão deixar de produzir folhas largas e vão começando a ficar fininhos. Para contrariar isto e conseguir folhas durante mais tempo evite que a terra seque muito e corte frequentemente. Quando vir que já não consegue tirar folhas em condições, deixe crescer e use os cabelos ou deixe crescer até formar semente.
Sementes de Coentros
Tire as ervas daninhas que vão crescendo entre os regos com um sachinho com frequência não as deixe criar semente que acabam por desistir. Pode colocar palha entre os reguinhos para manter a terra húmida e evitar ervas daninhas.
Assim que fizer a primeira colheita aproveite para mondar as plantas que nasceram muito juntas.
Quando a produção de folhas parar é preferível recolher as sementes e semear novamente adicionando mais matéria orgânica ou compostada.


Sementes de coentros

Assim que começarem a formar flores as folhas largas quase que desaparecem por isso deixe de cortar e deixe que as flores formem sementes. Assim que as sementes adquirirem uma cor amarelada ou estiverem quase secas colha com cuidado para não desperdiçar sementes de coentros e deixe que acabem de secar num prato em local bem ventilado.

Coentros em vaso

Semear coentros em vaso

Os coentros crescem bem em vasos e são a planta ideal para ter junto da cozinha. Prepare um pouco de terra para vasos ou compre terra para vasos. Não aproveite terra de uns vasos para outros pois fica muito ácida. Coloque umas pedrinhas por baixo ou cacos de louça e encha o resto com terra. Coloque as sementes de coentros e cubra ligeiramente com a ponta dos dedos. Tenha o cuidado de manter a terra sempre ligeiramente húmida, regue sempre por cima e nunca coloque um prato a armazenar água por baixo do vaso. Coloque num parapeito da janela num local com luz solar mas que não aqueça muito durante o dia.

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351.963700439

Procurar no site

[url=https://www.clixsense.com/?3513068][img]https://csstatic.com/banners/clixsense_gpt2016e120x600green.png[/img][/url]

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode