.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Algarve conta para quase metade das receitas hoteleiras de Portugal em Agosto

14-10-2012 23:05

Os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros nacionais desceram ligeiramente em Agosto para 298 milhões de euros. As receitas só aumentaram no Algarve e na Madeira. O Alentejo foi a região mais castigada. 

Segundo o “Jornal de Negócios” o Algarve e a Madeira foram as excepções num mês em que as receitas das unidades hoteleiras em Portugal perderam força. Uma movimentação que faz com que a região algarvia tenha justificado quase metade dos proveitos alcançados em Agosto. 

Os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ficaram-se pelos 297,9 milhões de euros em Agosto, uma diminuição de 0,8% em termos homólogos, de acordo com os números divulgados hoje, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Destes quase 300 milhões, 138,4 milhões de euros foram alcançados no Algarve, um crescimento homólogo de 3,5%. Esta é também a região com a maior rentabilidade média em Portugal, avaliada através da comparação entre os proveitos conseguidos com os aposentos e o número de quartos disponíveis. O valor é de 82,7 euros na região. 

Além do Algarve, só na Madeira se verificou um aumento das receitas totais em Agosto (1,4%) para os 31,9 milhões de euros. A ilha é a terceira região nacional mais rentável, atrás do Algarve e Lisboa, com uma rentabilidade média de 48,3 euros. 

O Alentejo foi a região mais castigada, com os proveitos a caírem, em análise homóloga, 11,2%, para os 9,8 milhões de euros. As regiões Centro, Açores, Norte e Lisboa também apresentaram deslizes nas receitas alcançadas pelos estabelecimentos hoteleiros aí situados (deslizes de 9,5%, 6,9%, 3,3% e 3,3%, respectivamente), segundo os dados do INE. 

Se os proveitos totais desceram 0,8% em Agosto nas unidades hoteleiras em Portugal, a queda é mais abrupta no acumulado do ano, com uma perda de 2%. As receitas obtidas desde o início do ano apontam para 1,3 mil milhões de euros.

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode