.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Cabaz da Horta já foi lançado em Vila Real de Santo António e avança para Tavira

06-05-2011 17:12

 O Cabaz da Horta foi lançado no dia 4 de maio, na Associação Cultural de Vila Real de Santo António, marcando o arranque oficial desta iniciativa para os concelhos de Vila Real de Santo António e Tavira. No dia 14 de maio, será a vez do lançamento nesta última cidade.


O Projecto PROVE – Promover e Vender, financiado pelo programa Proder, consiste numa metodologia de intervenção territorial através da promoção de circuitos de comercialização de proximidade. 

O projeto potencia o desenvolvimento de novas formas de comercialização de circuito curto, entre pequenos produtores e consumidores, contribuindo para a resolução de problemas de escoamento dos produtos locais e para o reforço da competitividade de pequenos produtores e dos territórios locais.

Na prática, quererá dizer que um grupo de agricultores se organiza no sentido de promover a venda semanal, diretamente ao consumidor, de um conjunto de produtos agrícolas frescos, de qualidade. 

Do que resulta, quanto à outra parte, na garantia de conhecer a proveniência daquilo que consome e na certeza de que, no dia aprazado, o cabaz estará à sua disposição.

Numa primeira fase, a parceria do projeto trabalhou com um grupo de pequenos produtores dos concelhos de Palmela e Sesimbra, tendo o processo sido depois adotado em Terras do Vale do Sousa e do Alentejo Central. Está a ser um êxito nos locais onde o sistema entrou em velocidade de cruzeiro.

No Algarve, através da Associação In Loco, já estão constituídos núcleos nos concelhos de São Brás de Alportel, Loulé e Tavira, estes dois últimos organizados por produtores biológicos que entregam o Cabaz 100% Bio. 

E agora com a presente iniciativa, prepara-se para facilitar a vida diária das donas de casa de Tavira e de Vila Real de Santo António, com a constituição de um novo núcleo em Tavira, que entregará o Cabaz da Horta.


O que é o Cabaz da Horta

Cinco agricultores do concelho de Tavira (freguesia de Cachopo e Conceição) promovem os seus primeiros cabazes diretamente junto do consumidor, a um preço de 10 euros, num peso que varia entre os oito e os nove quilos. 

Estes produtos são provenientes de hortas locais, produzidos tradicionalmente, a partir de agora com apoio técnico do Prove, para garantir as boas práticas de produção e qualidade.

O preço e o peso do cabaz são constantes, alternando produtos, conforme a época, ou fazendo a troca por outros de maior preferência do interessado. 

Cada encomenda integra produtos para a base e o sabor da sopa, outros legumes para acompanhamento, os produtos para a salada, as frutas e as aromáticas. 

E o consumidor, sem outro qualquer trabalho, só terá que proceder à reserva do seu cabaz e levantá-lo, no dia, hora e local indicados.

A preparação deste primeiro cabaz, com produtos de evidenciada qualidade e frescura, incluiu um variado elenco, como cebola, nabo, fava, alface, brócolos, repolho, limão, laranja, encore, morango, coentros e hortelã. 

Mas, na sua sequência e de acordo com a já referida alternância, outros produtos virão a integrá-lo, conforme a época. 

A iniciativa destes agricultores, com o apoio do Projeto Prove, tem em vista estabelecer semanalmente um dia para fornecimento em Tavira e outro para Vila Real de Santo António. 

Parece importante, numa época de crise e perante as dificuldades de uns e de outros – produtores e consumidores – se aposte na melhor rendibilização das pequenas produções agrícolas em direção à garantia, para o consumo, na obtenção regular de produtos frescos, de qualidade e de origem conhecida.

Se estiver interessado em receber o Cabaz da Horta pode obter mais informações através do telefone 96 622 89 98 (José B. Neto), ou 289 840 860 (Associação In Loco). 

Ou pode ainda convidamos a visitar os sites https://www.in-loco.pt ou https://www.prove.com.pt.

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode