.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Governo admite que baixar IVA na restauração pode estimular economia

14-09-2013 12:11

Grupo de trabalho interministerial admite que repor o IVA na restauração em 13% teria um impacto positivo no emprego.


 

A redução para 13% da taxa do IVA aplicável ao sector da restauração e similares é um dos cenários analisado no relatório do grupo de trabalho interministerial, hoje divulgado e que analisa a situação económica e financeira do sector, bem como a fiscalidade e os custos de contexto. A medida é apontada como estímulo à economia, com especial enfoque no emprego. Mas tal como Diário Económico avança na edição de hoje, o estudo alerta que se for esta a opção do Governo, a redução terá, no entanto, de ser "compensada por outras medidas para assegurar a necessária consolidação orçamental", uma vez que, pelas contas do grupo de trabalho, significará uma redução de receita fiscal entre os 145 e os 178 milhões de euros caso entre em vigor a 1 de Janeiro de 2014.

Em defesa da redução da taxa de novo para os 13%, o grupo de trabalho sublinha ainda que "esta opção apresenta vantagens para a preservação e promoção da gastronomia tradicional e da dieta mediterrânica, que representam activos valiosos da matriz cultural portuguesa".

Os outros dois cenários apontados passam por "manter a actual situação em sede de IVA no sector da restauração ou criar um regime para empresas com um volume de negócios reduzido são também alternativas estudadas.


 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode