.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Livro sobre tradição alimentar no sotavento algarvio vai ser apresentado em Vila Real de Santo António

24-11-2013 18:17

 

       A biblioteca municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, recebe amanhã, sábado, 23, às 17:00 horas, a apresentação do livro «O que comiam os nossos avós? A alimentação no sotavento algarvio».

       A obra, editada pela autarquia local, reúne tradições, receitas, ilustrações e experiências realizadas pelas crianças do concelho que participaram, entre 2010 e 2012, no projeto educativo «O que comiam os nossos avós? A Alimentação no Sotavento Algarvio».

       A iniciativa explorou as antigas tradições alimentares e a sua ligação ao território, investigou ciclos agrícolas e calendários festivos, reuniu receitas familiares e incentivou a pesquisa de campo.

       Trata-se, assim, de um livro escrito a muitas vozes e ilustrado a muitas mãos, resultado de um trabalho coletivo, com a duração de dois anos, que envolveu crianças, pais, avós, professores, auxiliares de ação educativa e os técnicos de património cultural do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/Câmara Municipal de VRSA.

       O projeto foi acompanhado pelo minicurso «Cozinha dos avós», onde avós e netos partilharam e confecionaram algumas receitas como açorda de galinha, barriga de atum com feijão branco, carapaus alimados, xarém com conquilhas, griséus com ovos, doces de laranja, amêndoa e figo, filhoses, entre outras iguarias.

       O livro estará à venda pelo valor de 5 euros e ficará disponível para download nos sítios do município de VRSA e do Agrupamento de Escolas D. José I.

 

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode