.... SABER COMER E SABER BEBER ............................... Bom serviço na restauração

Vila Real de Santo António convidada pela Unesco para se candidatar a património da humanidade

09-07-2015 01:30

Vila Real de Santo António convidada pela Unesco para se candidatar a património da humanidade

 

  

 

 

08-07-2015 - 11:42

O município de Vila Real de Santo António vai candidatar o núcleo pombalino do seu centro histórico e a vila de Cacela Velha à lista indicativa do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

 

No caso de Vila Real de Santo António, a candidatura tem em consideração o facto de o seu núcleo histórico constituir, na atualidade, um dos melhores exemplos da arquitectura e do urbanismo do século XVIII – trata-se de uma cidade fábrica, fundada de raiz nos ideais iluministas –, cuja importância está identificada e preservada no Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA.

 

Relativamente a Cacela Velha, a candidatura tem em consideração a singularidade e o grau de preservação do seu núcleo histórico (já classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº2/96 de 6 de Março), a riqueza e antiguidade dos achados arqueológicos, a sua localização e enquadramento paisagístico, bem como a existência de um projeto consolidado de investigação histórica e arqueológica com mais de 15 anos.

 

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «estas duas candidaturas dão ainda mais força à estratégia desenvolvida, nos últimos 10 anos, ao nível da conservação do património, facto que levou a que a VRSA fosse a primeira cidade do país a ver aprovada uma Área de Reabilitação Urbana, tenha criado um Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino e posto em marcha o maior plano de requalificação do seu Centro Histórico, avaliado em 1,5 milhões de euros».

 

«Quer a paisagem urbana de Vila Real de Santo António, quer a paisagem histórica e natural de Cacela Velha, na sua configuração atual, apresentam um elevado nível de autenticidade e de investigação, correspondendo aos critérios definidos pela Unesco no que se refere à Convenção para a Proteção do Património Mundial», nota o autarca.

 

Nas próximas semanas, o município de VRSA irá igualmente definir os membros da comissão científica que irá acompanhar a candidatura, reunindo associações, entidades públicas e privadas, moradores e comerciantes num processo que pretende consolidar a autenticidade e originalidade do concelho, ampliando o seu estatuto como destino turístico e patrimonial de excelência.

 

CACELA VELHA

 

Algarve Primeiro

 

Contatos

Raul Manuel Valente

raulmvalente@gmail.com

Vila Real Santo António

Portugal

+351963700439

Procurar no site

Contacte-nos

Amigo(a)

    Caso queira ajudar nos custos da manutenção e desenvolvimento do site, pode participar com uma pequena contribuição (1€).

 

Produtos

Raul valente.pt

Desenvolvido por Webnode